Casa 8 e Casa 9, Fernando Pessoa e o Ocultismo
O que é que distingue a casa 8 da casa 9? João Gaspar Simões, primeiro biógrafo e primeiro editor da obra de Fernando Pessoa, explica melhor que ninguem, referindo-se ao mesmo poeta:
"E assim o vemos naturalmente predisposto para o estudo de uma ciencia, que nao sendo ciencia, pois lhe falta, precisamente, a experiemntacao objectiv, ainda é ciencia, uma vez que assenta em leis tao variaveis como as dos sistemas cientificos. Referimo-nos, claro esta, a magia. De facto, ao contrario das religioes, a magia é, ao mesmo tempo, uma arte e uma ciencia. Dai aparecer, mesmo, nos periodos de decadencia do espirito religioso. Admitindo o sobrenatural na sua origem, a magia desenvolve a sua accao no plano da natureza. Eis porque pelos seus métodos se aparenta as ciencias fisicas, visto que parte da observacao e da experimentacao para formular leis, e as ciencias morais, uma vez que utiliza a reflexao e que procede por analogias. Oposto por sensibilidade e formacao mental a aceitacao de dogmas, ja que o dogma é um principio ininteligivel, que se aceita sem se compreender, Fernando Pessoa, no dia em que se dispoe a descobrir um sentido geral e absoluto ao enigma do mundo e da vida, nao se volta para a religiao - procura a magia."
in: Simoes, Fernando Gaspar - Obra Poetica de Fernando Pessoa, 1986
Pessoa tinha um combo de planetas na casa 8 - Sol e Venus, Neptuno e Plutao, todos em Gemeos. Na casa 9 tinha Mercurio, em Caranguejo, regido por uma Lua em Leao no Meio-do/Ceu, conjunta a Saturno e Nodo Norte. A sua notoriedade e grandeza explicam-se pelo seu mapa.
Comentários
Enviar um comentário
comentar...