Viagem do Sol à Volta do Céu e as Estações

Daqui da terra vemos o sol "dar a volta" ao céu, de uma ponta à outra ao longo do ano. Quando começa a primavera, nos fins de Março, o Sol está a passar pelo signo do Carneiro, é o equinócio, um dos únicos dois dias em que a duração do dia é igual à duração da noite, dando início ao grande ciclo das estações do ano. A primavera começa com clima húmido, os dias começam a aumentar e a noite a diminuir, é o ciclo a começar, a terra a nascer, sementes e flores desabrocham. O sol passa por carneiro, touro e gémeos. A primavera está associada ao elemento terra precisamente pela sua qualidade húmida e quente, fértil.

À medida que passa esta estação, os dias vão aumentando, aumentando até chegarmos ao dia mais comprido do ano e à noite mais curta: o dia do solstício de Verão. Neste dia, passamos progressivamente do clima predominantemente húmido e quente para seco e quente. No verão o sol percorre os signos de caranguejo, leão e virgem. O verão está associado ao elemento fogo devido às temperaturas elevadas que sofremos nesta época do ano, bem como às secas. Estamos na juventude do ciclo, tudo é passageiro, os dias são compridos, há frutos por toda a parte.

Vem depois o Outono, que começa no outro dos únicos dois dias em que a noite tem a mesma duração do dia, o equinócio de Outono, a partir de quando os dias vão diminuindo e as noites aumentando. O clima do outono é seco e frio. O outono é caracterizado pelas colheitas dos cereais e pelas folhas secas ao vento. O sol percorre balança, escorpião e sagitário. O outono está ligado ao elemento ar, época da maturidade e maturação.

Por fim chegamos ao solstício de Inverno, o dia mais curto do ano e noite mais longa. O clima está frio e húmido, é uma época de recolhimento ou caça, pois não há muito que recolher da terra agora. O sol passa por capricórnio, aquário e peixes. É a época das chuvas e das cheias e está assim associada ao elemento água. A terra fica em repouso, esperando ser fecundada pela água, as sementes recolhem bem debaixo do solo e as árvores estão totalmente despidas de folhas e frutos. A vida chega ao cume do ciclo, repousa, deixa-se fertilizar e recolhe para nascer de novo na próxima primavera.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Venus nas Casas - Sinastria

Sol nas Casas - Sinastria

Lua nas Casas - Sinastria