Oposição

Oposicao Casa 4 - Casa 10


A oposição dá-se entre dois pontos do mapa distantes entre si cerca de 180º. A oposição exacta são 180º, metade de 360º. Acontece sempre entre dois signos opostos um do outro, ou complementares.





Oposição Casa 1 - Casa 7
Oposição Casa 4 - Casa 10



Exemplos de uma oposição são o Ascendente com o Descendente, o Meio-do-Céu com o Fundo-do-Céu, o Vertex com o anti-Vertex, o Nodo Norte com o Nodo Sul, o Sol e a Lua Cheia.








A oposição está presente nas divisões de um mapa em 2, em 4, em 6, em 8, em 10, em 12... Não está presente nas divisões de um mapa em 1, em 3, em 5, em 9. Isto indica que uma oposição existe a par das quadraturas (é "o dobro" de uma quadratura, em termos de graus de distância) e existe a par dos sextis (é "o triplo" de um sextil). Não existe a par dos trígonos nem dos quintis.

A oposição não tem que ser um aspecto de tensão extrema, mas antes um aspecto de tensão que une dois opostos, complementares. Os opostos têm sempre algo em comum, não são completos estranhos um ao outro. O que une dois opostos são a sua qualidade, que é a mesma: cardinal, mutável ou fixa. O que difere sempre entre si é o elemento, a sua forma. A qualidade de expressão é a mesma, aquilo de que são feitos difere, mas complementa-se. Como terra com água e ar com fogo. Assim, uma oposição indica a troca constante de energia entre dois pontos, não da mesma forma que a conjunção, pois na conjunção a energia é a mesma, mas de uma forma mais activa, que implica mais esforço de integração ou implica um conflito constante entre duas forças que se entendem e que agem de forma igual mas querem coisas diferentes. São a sombra um do outro, pelo que um é a parte consciente e o outro a sua parte inconsciente.

Mensagens populares deste blogue

Venus nas Casas - Sinastria

Sol nas Casas - Sinastria

Lua nas Casas - Sinastria