Palas - Atena - Minerva
"Atena inventou a flauta, a trombeta, a arte da olaria, o arado e o ancinho, a canga e o freio, o carro e o barco. Foi ela quem primeiro ensinou a ciência dos números, e todas as artes que cabem à mulher, como cozinhar, tecer, fiar. Ainda que fosse uma deusa da guerra, ao invés de Áries e de Éris, as lutas não lhe davam o mínimo prazer, antes se sentindo feliz se fosse capaz de solucionar contendas, e defender as leis por meios pacíficos." (Robert Graves, Os Mitos Gregos, 1990)
Palas Atena Grega tinha uma grande quantidade de atributos. Era guerreira, estratega e inteligente, mas também era a deusa da civilização, da justiça, das artes e da habilidade. Não tinha qualquer inclinação romântica ou amorosa. Atena tem tanta bravura e coragem quanto Marte, por exemplo, mas supera-o no sentido em que promove a coesão social, através da cultura, das artes e da estratégia consegue criar aquilo a que chamamos de civilização e mantê-la estável, integrada e organizada.
Atena parecia invencível em combate pois sabia de todas as técnicas, estratégias e tácticas. Combinava esta sabedoria com aquilo a que hoje se chama de inteligência emocional. Atena também parecia ser absolutamente isenta de desejo sexual, mas não isenta de emoções ou sentimento.
Comentários
Enviar um comentário
comentar...