Palas - Atena - Minerva

"Atena inventou a flauta, a trombeta, a arte da olaria, o arado e o ancinho, a canga e o freio, o carro e o barco. Foi ela quem primeiro ensinou a ciência dos números, e todas as artes que cabem à mulher, como cozinhar, tecer, fiar. Ainda que fosse uma deusa da guerra, ao invés de Áries e de Éris, as lutas não lhe davam o mínimo prazer, antes se sentindo feliz se fosse capaz de solucionar contendas, e defender as leis por meios pacíficos." (Robert Graves, Os Mitos Gregos, 1990)

Palas Atena Grega tinha uma grande quantidade de atributos. Era guerreira, estratega e inteligente, mas também era a deusa da civilização, da justiça, das artes e da habilidade. Não tinha qualquer inclinação romântica ou amorosa. Atena tem tanta bravura e coragem quanto Marte, por exemplo, mas supera-o no sentido em que promove a coesão social, através da cultura, das artes e da estratégia consegue criar aquilo a que chamamos de civilização e mantê-la estável, integrada e organizada.

Atena parecia invencível em combate pois sabia de todas as técnicas, estratégias e tácticas. Combinava esta sabedoria com aquilo a que hoje se chama de inteligência emocional. Atena também parecia ser absolutamente isenta de desejo sexual, mas não isenta de emoções ou sentimento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Venus nas Casas - Sinastria

Sol nas Casas - Sinastria

Lua nas Casas - Sinastria