Os 3 Modos
Os 3 modos, ou as 3 qualidades dos signos são a Mutável, a Cardinal e a Fixa. Cada uma destas 3 qualidades é atribuída a quatro signos, um de cada elemento. A qualidade cardinal é atribuída aos quatro primeiros signos de cada elemento. A fixa é atribuída aos segundos primeiros de cada elemento e a mutável é atribuída ao último signo de cada elemento. Tendo em conta que, teoricamente, cada primeiro signo de cada elemento significa um aprendizado básico nas características, assuntos ou temas desse mesmo elemento, então pode-se deduzir que se a caminhada fosse numa linha recta, teríamos primeiro que ter qualidades cardinais, das quais passaríamos para as qualidades fixas e acabaríamos a jornada com qualidades mutáveis.
![]() | |
Cruz Cardinal Casa 1 - 4 - 7 -10 Carneiro, Caranguejo, Balança e Capricórnio |
A características cardinais são pioneirismo, acção, força, luta, energia criativa, movimento, actividade corporal e física.
Cruz Fixa
Casa 2 - 5 - 8 - 11
Touro, Leão, Escorpião e Aquário
A qualidade fixa indica estabilidade, perserverança, teimosia, firmeza e vontade, resistência, obstinação.
![]() |
Cruz Mutável Casa 3 - 6 - 9 - 12 Gémeos, Virgem, Sagitário e Peixes |
O modo mutável sugere adaptação e maleabilidade, versatilidade, multifacetismo.
Do carneiro ao capricórnio, se nos mantivermos unicamente na energia cardinal, existe um percurso que vai da esfera individual e o que nos rodeia para a esfera colectiva e como respondemos àquilo que nos rodeia.
Do touro ao aquário, fixos, deixamos de estar concentrados unicamente na nossa esfera física e mundana pessoal, para conseguirmos atingir uma esfera social de grande escala de forma firme.
De gémeos a peixes, mutáveis, abandonamos uma esfera de contacto pessoal, cultural e social para atingirmos um todo universal, de sentimento, emoção e intuição, um inconsciente colectivo.
Vamos não só do cardinal (energia e acção) para o mutável (desprendimento, fusão), passando pelo fixo (digestão, cimentar o que se apreendeu), como também vamos do fogo (efusivo, enérgico, masculino, extrovertido) para a água (acolhedora, receptora, feminina, introvertida)
É também interessante constatar que os signos cardinais começam em fogo e terminam em terra. Os signos fixos começam em terra e terminam em ar. Os signos mutáveis começam em ar e terminam em água. É de facto a energia de si mesmos, o modo cardinal é fogo, o modo fixo é terra e o modo mutável é ar. Os signos que mais expressam estas naturezas são os primeiros signos de cada elemento. Carneiro é de facto fogo mais fogo, touro é muito terra também e gémeos muito ar, são as primeiras energias dos próprios elementos e as primeiras energias dos próprios modos ou qualidades. É por isso que à medida que vamos andando no zodíaco, se tornam, a partir de um determinado ponto de vista, mais complexas de descrever as personalidades dos signos, pois mais complexas vão sendo.